terça-feira, junho 23, 2009

Autora madeirense lança livro

A obra de Cláudia Nóbrega será lançada em Julho, na Universidade da Madeira

A obra tem por título 'Apenas uma fase', mas representa muito mais do que isso na vida da sua autora. Trata-se da primeira publicação, em livro, de Cláudia Nóbrega, uma jovem de Machico que viu esta oportunidade surgir através da 'Corpus Editora'. O livro de poesia será lançado no dia 11 de Julho, pelas 11 horas, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira.

Ao longo de pouco mais de 40 páginas, contam-se sentimentos, momentos ou simplesmente divagações, sendo todos os poemas acompanhados pela data em que foram escritos. Um deles foi o vencedor de um concurso realizado pela Junta de Freguesia de Machico, no Dia dos Namorados, e o responsável pelas mensagens de incentivo que chegaram junto de Cláudia Nóbrega para que tentasse a sorte junto das editoras.

O interesse pela poesia surgiu por volta de 2005. Até então, considerava que não tinha muito "jeito", mas um dia sentiu uma vontade inexplicável de escrever e desde essa altura não parou. Nem sempre por um motivo especial, mas porque as palavras começam a formar-se na sua mente, dando origem a novos poemas. Contudo, o estado de espírito também se reflecte na escrita. Cláudia Nóbrega sublinha que, no início, tinha uma postura mais "isolada" e "introvertida", sendo notório uma maior melancolia naquilo que escrevia. Com a entrada numa nova fase da sua vida, em que começou a encará-la de uma forma mais "positiva", também os poemas e os temas neles contidos sofreram uma evolução. "Comecei a ver que existem imensas possibilidades e que nós vemos aquilo que queremos ver".

Tal como muitos outros autores de poesia, Cláudia Nóbrega aproveitou as potencialidades da 'blogosfera' para dar a conhecer alguns dos seus poemas. É, aliás, daí que surge o título do livro, cujo prefácio é assinado pelo historiador e poeta José Eduardo Franco, também ele natural de Machico, o qual tem por pseudónimo literário Medina de Gouveia.

Serão editados 300 exemplares, 50 dos quais a adquirir pela Câmara Municipal de Machico, que apoia a publicação.

A jovem não sabe se a este livro seguir-se-ão outros, mas de uma coisa tem a certeza: "Vou continuar a escrever independentemente dos trabalhos serem publicados ou não. É uma paixão minha".


'Apenas uma fase' é a 1ª publicação de Cláudia Nóbrega, de Machico.


Poema 'Pensamento Nebuloso'

"Era um passo descompassado... oh se era...

Pouco definido, desencorajante, talvez trémulo...

Pé ante pé... receando a quimera Num pensamento nebuloso, deveras supérfluo.

Mas ora anunciei guerra ao medo e ripostei: 'Basta de divagações, reflexões... indecisões! É chegada a ocasião que algures na intuição criei Em que me deixo acalentar pelas mais sublimes emoções".


Jornalista: Sílvia Ornelas
Diário de Notícias, Funchal, 23 de Junho de 2009.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns , amiga!

Cláudia Nóbrega disse...

Zabour:

Obrigado!

Boa semana para ti! :)

Anónimo disse...

Que seja não apenas uma fase mas uma constante, que os sentimentos que inspiram a tua poesia permaneçam e encontrem sempre formas de renovação que te permitam explorar novos campos.Que os teus "eus" viagem e que a tua escrita constitua a fotografia sábia das sensações vividas e pensadas... ;)

Polina Aleksándrovna:)

Rui disse...

'Basta de divagações, reflexões... indecisões! É chegada a ocasião que algures na intuição criei Em que me deixo acalentar pelas mais sublimes emoções' - Sílvia Ornelas

"Basta de Divagações"?!?!
Mas o que é que essa Sílvia tem contra o teu blog? Ela é mah! :S

Lool, beijos
Rui Qualquer-coisa-acabada-em-"ano"

Cláudia Nóbrega disse...

Rui:

Muito má... super... hiper... mega má! Claro, isto na eventualidade de ter sido "essa Sílvia" a escrever o poema.

Cá para mim quem o escreveu foi uma Cláudia Qualquer-coisa-acabada-em-"ega" (mudando a última letra por "o" ficava "ego"), mas é só uma suspeita minha. lol :)

Beijinho.