segunda-feira, dezembro 26, 2011

Natal

É inegável que o natal tem uma magia diferente de qualquer outra época do ano… parece que estamos num conto de fadas a dançar num lago congelado e todo o mundo pára para assistir a este espectáculo magistral.

Considero-me uma sortuda nem só porque tive oportunidade de ver toda a minha família materna reunir-se no dia de natal mas também porque tive oportunidade de jantar na véspera de natal com pessoas desfavorecidas que precisam de muito apoio, carinho e motivação especialmente numa época em que relembram a ausência ou mesmo ignorância de que são alvo por parte da família.

Foram dois momentos aparentemente distintos mas que tiveram igual importância para mim e fizeram despontar uma enorme gratidão por tudo aquilo que pude dar e receber.

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Culinária Macrobiótica

Inicialmente por mera curiosidade comecei a frequentar um curso sobre culinária macrobiótica que decorreu ao longo do passado mês de Julho mas, com o passar do tempo, percebi que a macrobiótica não é só um regime alimentar mas uma interessante filosofia se vida e, portanto, um modo de estar na vida.


Aliás se fizermos a análise morfológica da palavra macrobiótica rapidamente nos apercebemos que esta se decompõe em macro (grande) e bio (vida) e, portanto, remete para um estilo de vida que mantém o nosso corpo são e, consequentemente, a nossa alma.

Este estilo de vida consiste em maximizar o consumo de uma grande variedade de cereais integrais diariamente e minimizar ou mesmo deixar de consumir produtos de origem animal nem só porque confere-nos qualidade de vida como também permite-nos ter um comportamento mais sustentável ao impedirmos que sejam destruídas florestas para criar gado destinado a ser consumido pelo ser humano.

A imagem que se segue é bem demonstrativa daquilo que acabo de referenciar:




Também fica aqui a pirâmide da macrobiótica que encontrei numa pesquisa no Google e que ilustra na perfeição as quantidades de determinados produtos alimentares que devem ser consumidos diariamente:







segunda-feira, dezembro 05, 2011

Hoje...

Tudo está a mudar e isso nota-se mas, principalmente, sente-se.


Tudo o que acontece é uma oportunidade de mudança, de evolução, de superar os limites que impusemos (ingenua e/ou ignorantemente) a nós próprios.

Vermos para além do óbvio, do visível torna-se cada vez mais frequente e tenho visto muitas pessoas questionarem as suas crenças de anos e a verem o mundo de uma forma nunca antes vista e isso deixa-me feliz porque sei que é na mudança individual que se consegue ir mudando o mundo.

Cada vez mais sinto que as pessoas não precisam de falar porque a energia delas fala por si e é tão intensa que ao tocar na minha transforma-me.

Hoje estou mais inspirada do que em qualquer outro dia porque sinto que conheci num âmbito mais profundo o significado das palavras: aceitação, gratidão e confiança incondicional.

Hoje senti que não precisava fazer absolutamente nada porque o que tem de acontecer, acontece naturalmente. É tudo tão simples, espontâneo e natural quando abdico do controlo e confio cegamente naquela força superior que está lá quer eu esteja consciente dela ou não.

Mas hoje, mais do que nunca, eu estava consciente, estava a viver tudo o que estava planeado para mim, sem questionar, e tive uma agradável surpresa. Não tive necessidade de mantê-la na minha vida… deixei-a ir do mesmo modo que chegou pois tive a certeza que tudo é de tal ordem perfeito que eu não tenho de forçar nada pois, como li algures, tudo o que é para mim, vem até mim.

Não sei o que o futuro me reserva mas, sinceramente, não quero saber, é-me completamente indiferente tendo em conta esta felicidade que está a invadir-me neste momento em que sei que posso confiar, confiar e confiar.

Tudo isto é tão emocionante e é tão bom, para variar, entregar-me nas mãos do criador e deixá-lo levar-me onde eu tiver de ir… seja onde for!