segunda-feira, dezembro 19, 2011

Culinária Macrobiótica

Inicialmente por mera curiosidade comecei a frequentar um curso sobre culinária macrobiótica que decorreu ao longo do passado mês de Julho mas, com o passar do tempo, percebi que a macrobiótica não é só um regime alimentar mas uma interessante filosofia se vida e, portanto, um modo de estar na vida.


Aliás se fizermos a análise morfológica da palavra macrobiótica rapidamente nos apercebemos que esta se decompõe em macro (grande) e bio (vida) e, portanto, remete para um estilo de vida que mantém o nosso corpo são e, consequentemente, a nossa alma.

Este estilo de vida consiste em maximizar o consumo de uma grande variedade de cereais integrais diariamente e minimizar ou mesmo deixar de consumir produtos de origem animal nem só porque confere-nos qualidade de vida como também permite-nos ter um comportamento mais sustentável ao impedirmos que sejam destruídas florestas para criar gado destinado a ser consumido pelo ser humano.

A imagem que se segue é bem demonstrativa daquilo que acabo de referenciar:




Também fica aqui a pirâmide da macrobiótica que encontrei numa pesquisa no Google e que ilustra na perfeição as quantidades de determinados produtos alimentares que devem ser consumidos diariamente:







Sem comentários: