Hoje fizemos uma visita de estudo à Escola Básica da Ajuda (Funchal) que foi a primeira escola da Região Autónoma da Madeira a colocar em prática o Modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communications Handicapped Children).
Este modelo foi criado na Universidade da Carolina do Norte pelo Professor Eric Schopler e, como o próprio nome indica, é um modelo de resposta às necessidades de crianças autistas. O mesmo encontra-se dividido em cinco grandes áreas: Brincar, Reunião, Aprender, Trabalhar e Computador.
Para além disto, o modelo tem de ser acompanhado por técnicos especializados na área do ensino especial, que constroem planos individualizados de intervenção, uma vez que existem vários graus de autismo e é necessário adequar as actividades conforme as especificidades dos alunos em questão.
Considero que esta foi uma experiência muito enriquecedora, na medida em que pudemos observar in loco em que medida é que as características da sala que acolhe as crianças autistas difere das outras salas do ensino regular e quais são os métodos utilizados para concretizar o objectivo de integrar os alunos autistas, da melhor forma possível, no ensino considerado regular.
Para mais informações sobre o Modelo TEACCH aconselho o seguinte sítio:
Sem comentários:
Enviar um comentário