quinta-feira, maio 28, 2009

Acaso

Nos últimos tempos tenho notado que há uma palavra que costuma ser muito incorporada no nosso vocabulário corrente que é a palavra acaso. Muitas vezes há a tendência de atribuir ao acaso factos que ou não conseguimos explicar ou sobre os quais não queremos tecer qualquer consideração adicional.

A pergunta que eu coloco é a seguinte: será que existem mesmo acasos?

Numa primeira análise e recorrendo ao dicionário online a palavra “acaso” apresenta o seguinte significado: ocasião imprevista que produz um facto; o que acontece fortuitamente.

Não quero colocar em causa a viabilidade daquilo que consta no dicionário, todavia, considero que não existem ocasiões imprevistas e muito menos acontecimentos fortuitos.

Crer que a vida é um conjunto de factos aleatórios e imprevistos que surgem sem qualquer significado, é o mesmo que estar na praia em cima de uma prancha de surf sem saber se vão surgir ondas ou não.

Acredito que nada nem ninguém surge na nossa vida sem que haja uma mensagem por detrás desse (aparente) “acaso” ou “coincidência”. Basta fazermos uma retrospecção e analisarmos de uma forma generalista o que é que aprendemos com as situações mais marcantes que vivenciamos ou que ensinamentos ou mensagens, específicas ou gerais, trouxeram as pessoas que cruzaram e continuam a cruzar-se no nosso caminho.

Depois que tomei consciência disto, nunca mais olhei para a vida da mesma forma, nomeadamente, para os acontecimentos ou pessoas que vão sendo, estrategicamente, colocadas no meu caminho. Umas trouxeram uma mensagem importante no momento certo, outras fizeram-me confrontar com características minhas que eu não aceitava e que passei a aceitar harmonizando, assim, os opostos que habitam dentro de mim e de cada um de nós e outras, ainda, fizeram-me perceber que tenho que aceitar cada um tal como é, independentemente do seu nível de consciência ser compatível com o meu ou não.

Eu estou a seguir o meu caminho e sei que muitas das pessoas que agora estão próximas de mim vão seguir por outros caminhos, dando espaço para que outras se aproximem, aliás, acredito que quando alguém se afasta de nós, consciente ou inconscientemente, dá sempre lugar a que mais uma pessoa fantástica e que tem algo relevante a transmitir-nos, com vista à nossa evolução, se aproxime.

Isto tudo para dizer que tudo está muito para além do acaso pois a força do Universo e do seu representante máximo fazem aquilo que têm de fazer no momento certo. Cientes disto, resta-nos estar atentos a cada oportunidade para evoluir e tornarmo-nos seres humanos com cada vez mais qualidades.

Sem comentários: