sábado, dezembro 30, 2006


BOM ANO DE 2007!!!

terça-feira, dezembro 26, 2006

Espírito Natalício



Que o espírito do Natal permaneça em Nossos corações...

domingo, novembro 12, 2006

Incubus - Anna Molly

he first single from Incubus' new album “Light Grenades”, in stores November 28!




sexta-feira, outubro 27, 2006

News


Já há algum tempo desde que começaram as aulas, segundo o que parece, aliás, o mês de Novembro inicia-se já na próxima semana o que significa que daqui a poucas semanas estaremos, novamente, na época natalícia.

O início do ano foi marcado por uma série de novidades, no que concerne às mudanças efectuadas nos cursos do ensino superior devido ao tão badalado Processo de Bolonha. Inicialmente, as novidades desagradaram-me porque percebi que a maioria das cadeiras que eu tinha efectuado no ano transacto, não eram necessárias mas, com o passar do tempo, habituei-me à ideia (não tive outra alternativa).

Esta é aquela altura do semestre em que os professores começam a atulhar-nos de trabalhos, em que quase nem temos tempo de encher os nossos pulmões de oxigénio! De qualquer forma, estou ciente de que este é apenas o início do que está para vir (raciocínio óbvio), ou seja, sei que isto ainda é uma amostra do que se vai passar em próximas semanas, em que teremos trabalhos (em dose exagerada) e frequências.

Vida estudantil aparte, tenho de dar-vos duas novidades, que me parecem pertinentes em termos musicais: uma delas é que já saiu o novo álbum do Josh Groban, intitulado Awake e que tem como single a música you are loved, é uma música que vale a pena ouvir (podem ouvir a música no site do cantor http://www.joshgroban.com/ ), a outra é que já no próximo mês de Novembro será lançado o próximo álbum dos Incubus, intitulado Light Grenades e tem como single o tema Ana Molly. No meu entender estes são dois álbuns a não perder.

Outra novidade, para além destas a nível musical, é que vai abrir uma loja FNAC na Madeira, mais precisamente no Madeira Shopping e, segundo consta, parece que esta será a maior loja desse Centro Comercial. Acho que a Madeira já tinha falta de uma loja assim, digo isto porque, por exemplo, os estudantes universitários (que é o meu caso) quando precisam de livros mais específicos da sua área, têm de encomendar sempre ao Continente os livros, nomeadamente à FNAC, pode ser que com a abertura desta loja na Madeira consigamos adquirir cá os livros mais facilmente. Claro que a FNAC não tem só livros, se quiserem saber o que podem encontrar nesta loja vão ao site da mesma que é http://www.fnac.pt/pt/ .

Por hoje chega de divagações mas fiquem atentos a próximos capítulos!

segunda-feira, setembro 18, 2006

Primeiro dia de aulas

Hoje foi, supostamente, o primeiro dia de aulas e, como tal, apeteceu-me ver se a universidade se mantinha no mesmo sítio, visto que não fui lá fazer mais nada pois, segundo constatei no horário, não tenho aulas na segunda-feira e fui convocada (juntamente com os/as restantes colegas) para uma reunião que, ao que parece foi fantasma, porque não existiu!

É sempre bom deparar-se com a competência de certas e determinadas pessoas que (dizem) trabalham. Quando se convoca uma determinada população alvo para uma reunião é suposto avisar-se as pessoas que constituem essa população alvo ou, no mínimo, um membro que a representa, um procedimento que parece básico mas que é novidade para algumas pessoas. O mesmo procedimento é aplicável a uma eventual alteração da data e hora de uma reunião porque, por incrível que pareça, as pessoas têm vida para além das reuniões que, para começar não foram avisadas e que, ainda por cima, foram alteradas!

Uma outra informação adicional que gostaria de dar é que o MSN Messenger não é um local de trabalho! NÓS, alunos das universidades portuguesas é que estamos a pagar (e bem) para que os funcionários das universidades tenham o seu posto de trabalho, para isso, exigimos que os mesmos cumpram com as suas obrigações. Sim, porque parece que sempre que me dirijo a certos e determinados locais, interrompo sempre uma conversa (via-messenger) que não pode esperar!

Tudo isto para dizer que já não se fazem funcionários competentes como antigamente e que, temos de pagar para ver pessoas “penduradas” no Messenger o dia inteiro: uma tristeza!!!

terça-feira, setembro 12, 2006

Playa del Inglés

Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...”
(Mário Miranda Quintana)

domingo, setembro 10, 2006

Gran Canaria 2006

Andava um pouco indecisa em relação ao destino de férias que ia eleger e acabei por ir a um sítio que já tinha ido antes, ou seja, acabei por ir para a ilha de Gran Canaria. Acho que cada vez que vou lá tenho mais vontade de voltar e, desta vez não foi excepção!
Apesar de Gran Canaria ser uma ilha, tal como a Madeira, são notórias as diferenças, por exemplo, a nível de beleza natural a Madeira ganha, mas a nível de praias Gran Canaria nem dá a mínima hipóteses à Madeira. Existem ainda outros aspectos que variam, o que noto é que, pelo menos na Playa del Inglês as pessoas são mais liberais e com uma mente mais aberta, acho que isso também se deve ao facto daquele ser um local que é composto, maioritariamente, por turistas, quer sejam alemães, inglês, portugueses, ou de outra origem qualquer.
Desta vez fiquei hospedada num hotel da cadeia RIU e percebi o motivo pelo qual nas agências de viagens dizem que os hotéis RIU são sempre diferentes. A diferença está em muitos aspectos, desde as excelentes instalações, como na simpatia de todos os funcionários (desde os escalões mais baixos até os mais altos), nos serviços que os clientes podem dispor, enfim, acho que os elogios são muitos. Ainda assim, considero que há um, particularmente, importante, que é a valorização que é feita da opinião das pessoas que por lá passam pois, fui solicitada a fazê-lo enquanto lá estive, o que é importante para que o serviço prestado seja cada vez melhor.
Quem já esteve num hotel da cadeia RIU é capaz de partilhar da mesma opinião, alias, fiquei “viciada” nos hotéis RIU e nas próximas férias, a minha escolha a nível de hotéis já está feita!
Considero que é importante sair um pouco da rotina a que nos vamos habituando, lidar e conhecer pessoas novas, visitar sítios nos quais nunca estivemos, falar um idioma que frequentemente não falamos, enfim, estas férias ficarão para sempre na minha memória pelos melhores motivos!
Deixo aqui algumas das muitaaaaaaaaaaaas fotografias que tirei por terras espanholas…

Binter Canarias

Campo de Golf - Maspalomas

Dunas (Playa del Inglês)

Maspalomas

sábado, setembro 09, 2006

Playa del Inglés


Como é bom contemplar o céu, interrogar uma estrela e pensar que ao longe, bem longe, um outro alguém contempla este mesmo céu, essa mesma estrela e murmura baixinho: "Saudade!"

quinta-feira, agosto 31, 2006

terça-feira, agosto 29, 2006

Crónica - A indecisão

Ao longo de toda a nossa existência há todo um conjunto de situações que nos colocam num verdadeiro dilema e causam, o que eu chamo de “caos interno” que, normalmente, tem uma duração que será determinada por factores internos e externos ao sujeito.
A indecisão é um processo inerente ao desenvolvimento, portanto, é necessário para testar as nossas capacidades no que diz respeito à resolução de problemas e à tomada de decisão. Normalmente, quando estamos perante uma indecisão precisamos de escolher a(s) solução(s) ou a(s) hipótese(s) mais adequada(s) e mais viável(eis) a curto e, eventualmente, a longo prazo.
Um indivíduo perante uma indecisão tem de definir estratégias, para que esta indecisão se torne numa certeza, e quanto mais depressa essa indecisão for resolvida mais facilmente o indivíduo poderá testar a validade da estratégia ou estratégias pelas quais optou, tendo de estar preparado para as eventuais consequências que estas podem ter, quer sejam positivas ou negativas.
Perante uma indecisão há dois tipos distintos de comportamento, que variam de indivíduo para indivíduo. Enquanto alguns necessitam de um curto espaço de tempo para resolver a situação causadora da indecisão outros, porém, mostram-se mais hesitantes e, regra geral, demoram um maior intervalo de tempo a resolver essa indecisão. É de acrescentar que no segundo caso, muitas vezes, o indivíduo acaba por desenvolver sentimentos de confusão, hesitação e medo mas, como diz Eduardo Burke, “o medo é o mais ignorante, o mais injusto e o mais cruel dos conselheiros”, assim sendo, todos devemos lutar para que todas as nossas indecisões sejam resolvidas rapidamente porque, se agirmos de forma contrária, poderemos adquirir um comportamento confuso que poderá ser irreversível.
Claro que há diversos tipos de indecisões e há delas que, por razões óbvias, necessitam de uma análise mais profunda e, consequentemente, demoram mais tempo a ser resolvidas mas, é necessário que percebamos que as indecisões são entraves à busca da felicidade e da satisfação pessoal, logo, se quisermos atingir a felicidade e o bem-estar temos de terminar com as nossas indecisões e definir certezas, já que através da definição de certezas teremos objectivos claros e estaremos predispostos a lutar para que tais objectivos sejam alcançados.
Numa indecisão há, no mínimo, dois caminhos pelos quais seguir, claro que muitas vezes existem mais, mas o ideal é que a nossa decisão seja a mais acertada, consoante a situação, mas, se se manifestar errada, temos de tirar as ilações que acharmos que servirão para nosso suporte futuro, aliás aprender é sempre positivo, e é graças a muitas decisões erradas que tomamos, ao longo da nossa vida, que nos tornamos mais racionais, adquirindo a capacidade de enfrentar as situações com outras competências, adquiridas ao longo da nossa história de vida.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Aniversário

Estive a consultar a minha preenchidíssima agenda e, por coincidência ou talvez não, constatei que no passado dia 26 de Agosto, ou seja, no sábado, o blog “Apenas uma fase” faz um anito de divagações!

Esperemos que hajam divagações suficientes para que este blog continue e para que esta fase não termine já.

Agradeço aos conhecidos, desconhecidos, amigos, inimigos, às pessoas importantes ou irrelevantes que por cá passam (embora eu não tenha inimigos e não considere que hajam pessoas irrelevantes), partilhando a sua opinião ou que a interiorizam não contribuindo para a divagação, enfim, pessoas que têm algum interesse por aquilo que aqui é escrito.

Posso apenas dizer que, como amante da escrita que sou, é com muito gosto que faço parte da blogosfera e que dou “voz” a este blog.

Por agora apenas me apraz dizer que são todos bem-vindos a este blog!

sexta-feira, agosto 25, 2006

sábado, agosto 19, 2006

Friendship



"Friendship is like the breeze,
You can't hold it,
Smell it,
Taste it,
Or know when it's coming,
But you can always feel it,
And you'll always know it's there,
It may come and then go,
But you can know it'll always be back."

Terri Fanning

quinta-feira, agosto 17, 2006

O Cantinho da Poesia

Recentemente, descobri, na imensidão que é a Internet, um espaço que, particularmente, me agradou, e que quero partilhar convosco, chamado “O Cantinho da Poesia”. Este espaço trata-se de um local de partilha de poesia e de prosa, ou não fosse o lema deste projecto «O cantinho é de todos e para todos».
Como gostei do projecto e do seu lema, também quis fazer parte do mesmo, partilhando alguns dos meus poemas. É bom fazer parte da lista de autores do site e, melhor do que isso, ajudar a ampliar um projecto de grande qualidade, como é o caso deste.
Para quem gosta de poesia e de prosa, aqui está um espaço que é obrigatório visitar, basta clicar na imagem seguinte.

 http://www.cpoesia.net

quinta-feira, julho 20, 2006

É um mundo que manifesta histeria
Que progride sem aguardar pelo dia
Modificando o livro da profecia
Que agita movido pela fatalidade
Pelo quarto que transpira morte
Aliviado pelas lágrimas da sorte
Que simplificam a complicação
Desprezando, protestando a crucificação.

Imensas vidas consumidas
Gastas pela maldição
Frias tormentas, que aquecem a inspiração
Transitando livremente pela condenação
Que oculta a indelicadeza casual
Que o tempo acaba por recuar
Quando tudo amplifica em frente
E há quem profira o que não sente.


Defuntos são os pareceres
Que apontaram seu dedo sem hesitação
Talvez o reflexo saiba revelar a mentira
Que te alcançou e à multidão
Deixando tão-somente a falsidade
Da crítica que se traduziu em veracidade
Aniquilando qualquer contemplação
Abandonado a estimação que inexistiu!



O passado dos anos multiplica
O nada que passou nem inquieta
Porque a partilha do vazio não contagia
Elevando trevas para lutar com a salvação
Perfurando os anos que transmitem satisfação
A convicção que invade e estilhaça
Para contemplar a plenitude da sensação
Que momentaneamente passa.


Permanecerá a complicação
A desordem que se amenizará como finalização
Liberando a vida para a conclusão
Que activará toda a iluminação
Ausente aquando do início da existência
Presente no pedido de clemência
Que recordará toda a insignificância
Hoje mantida na clandestinidade.


sábado, julho 15, 2006

Fifa World Cup 2006

Uma vez que preferi deixar os “comentários para o fim do jogo” que, neste caso, até foram vários jogos, é possível fazer um rescaldo do Campeonato Mundial de Futebol de 2006, que se realizou na Alemanha.

Primeiramente, não podia deixar de felicitar a Selecção portuguesa de Futebol, equipa técnica e todos aqueles, directa ou indirectamente, envolvidos no sucesso da selecção portuguesa pelo excelente mundial que fizeram.

Apesar da equipa ter chegado apenas ao 4º lugar na classificação, esta honrou e dignificou não só o nome de Portugal mas também a qualidade dos jogadores portugueses e respectiva equipa técnica.



Os jogadores portugueses convocados pelo seleccionador português, Luiz Felipe Scolari, para o mundial foram:

1 Ricardo (Sporting)
2 Paulo Ferreira (Chelsea)
3 Caneira (Sporting)
4 Ricardo Costa (Porto)
5 Fernando Meira (VfB Stuttgart)

6 Costinha (No club affiliation)
7 Luís Figo (Internazionale)
8 Petit (Benfica)
9 Pauleta (Paris St-Germain)
10 Hugo Viana (Valência)
11 Simão Sabrosa (Benfica)
12 Quim (Benfica)
13 Miguel (Valência)
14 Nuno Valente (Everton)
15 Boa Morte (Fulham)
16 Ricardo Carvalho (Chelsea)
17 Cristiano Ronaldo (Manchester United)
18 Maniche (Chelsea)
19 Tiago (Lyon)
20 Deco (Barcelona)
21 Nuno Gomes (Benfica)
22 Paulo Santos (Braga)
23 Hélder Postiga (Saint-Etienne)


As equipas que chegaram à final do mundial de 06 foram a equipa italiana e francesa, o que significa que equipas que assumiam especial favoritismo para a conquista do título de “Campeão do Mundo de 2006”, como a Argentina e o Brasil, foram eliminadas não chegando, consequentemente à final desta competição.
Assim sendo, a classificação ficou organizada da seguinte forma:

Campeão do Mundial de Futebol 2006: Itália


Vice-Campeão --> França
3º Lugar --> Alemanha
4º Lugar --> Portugal

Alguns jogadores fizeram deste mundial a sua última participação nas respectivas selecções dos quais saliento Luís Figo (POR), Pauleta (POR), Oliver Khan (GER), e Zinedine Zidane (FRA). Estes jogadores têm, em muito, contribuído para o sucesso das selecções que representam e, com a sua saída, deixam espaço para que novos talentos brilhem.

O próximo mundial será realizado no ano de 2010 na África do Sul mas, antecedentemente ao mesmo, haverá o Euro 2008, organizado pela Suíça e pela Áustria, a ser disputado por algumas selecções europeias.

Termino aguardando que a equipa portuguesa marque presença quer no Euro 2008 como no Mundial de 2010.

Quem quiser obter mais informações relativamente ao Mundial pode aceder ao sítio http://fifaworldcup.yahoo.com/06/pt/

sábado, junho 24, 2006

...

Antes de mergulhar nos interessantes vultos que contribuíram grandemente para a história da educação, uma vez que tenho frequência sobre isso um dia destes, não podia deixar de passar por cá, nem que seja para actualizar o blog!

Ultimamente tenho tido uns dias interessantíssimos, acho que mais interessantes era mesmo impossível e, apesar do mecanismo “tanque” (mecanismo de ocupação do cérebro e posterior esvaziamento com o intuito de reter novas informações) não ser o mais apropriado, tenho feito uso do mesmo, à falta de um mecanismo melhor!
Enfim, as férias tardam mas não falham!


P.S. Já agora, aproveito esta oportunidade para agradecer a todos as pessoas que se lembraram que eu, um dia destes, fiquei mais velha! lol Assim é que se vê as pessoas que realmente se lembram e gostam de nós, ou pelo menos que me quiseram lembrar que eu fiquei mais velha! lol :-)

terça-feira, junho 06, 2006

Hoobastank - Every Man For Himself (2006)

Eu, que gosto de estar sempre atenta às novidades a nível musical, ouvi, recentemente, o novo álbum dos Hoobastank intitulado “Every Man For Himself”. Devo dizer que fiquei surpreendida, pois eu até nem sou muito fã dos Hoobastank, embora tenha tido contacto com o último álbum do grupo (The Reason - 2003).

Para quem aprecia boa música, e convém que também rock, penso que vai concordar com esta minha perspectiva.

Aqui deixo dois vídeos de músicas do novo álbum, para despertar a curiosidade e, quem sabe, talvez sejam um incentivo para ouvir as restantes faixas do álbum!

Enjoy!!!









domingo, maio 14, 2006

Pearl Jam em Portugal

É verdade, os músicos Norte-Americanos Pearl Jam vêm a Portugal, com o intuito de dar dois concertos no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, já nos dias 4 e 5 de Setembro do corrente ano.
Como nem todos têm a sorte de poder ir ao concerto (como certas pessoas que eu conheço! lol) deixo aqui o vídeo de uma das minhas músicas preferidas dos Pearl Jam: espero que gostem! (Podem ir buscar lenços! lol)



Vejo em ti a aquietação,
O desprendimento do passado
Que decepciona e fatiga,
O caminhar para a quietude
Para o sentimento que se funde
E nutre a esperança autêntica!

Simbolizas o limiar dos desejos,
Aquilo que difere do vulgar,
A pureza que seduz impiedosamente,
Impressionando a natureza,
Perturbando esta existência
Que te admira inteiramente!

Guardarei sempre esta sensação
A fortaleza sentimental,
Este contentamento que conquista,
Mesmo estando rodeada de antinomias
Que em nada limitam este sentir
E que estimulam a coragem!

Anoitece e amanhece,
As estrelas aparecem e ausentam-se
E a reflexão é inevitável,
A divagação respeitável,
Progredindo para o destino
Que defenderá este amor eternamente!

segunda-feira, maio 08, 2006

ATENÇÃO: NOTÍCIAS BOMBÁSTICAS!!!

É com enorme pesar que vos dou duas notícias que, sinceramente, me deixaram muito abalada ao ponto de eu nem ter conseguido dormir esta noite! É verdade, caros leitores, não há nada que me custe mais, que afecte o meu bem-estar psicológico do que escrever tais coisas, no entanto, lutarei contra essa tristeza que me abate e informar-vos-ei das notícias a que me refiro.

1º Notícia: Ontem, dia 8 de Maio de 2006, Domingo, ficou a saber-se que a equipa de futebol do Belenenses desceu à Liga de Honra! Sinceramente, não sei como é que a equipa vai ter forças para superar uma tragédias destas, senão reparem, o Belenenses já não vai poder jogar com o Benfica e isso, é algo dramático já que o campeonato para o Belenenses resume-se aos jogos em que o Benfica vai ao Restelo e o Belenenses vai à Luz! É caso para dizer: Temos muita pena!!!

2º Notícia: “O Ronald Koeman, actual treinador da equipa de futebol do Benfica vai para a Holanda dirigir o PSV Eindhoven ”: a notícia caiu como uma bomba! Acho que os benfiquistas ainda não estão conformados com esse facto, tanto é que até estão dispostos a pagar mais para que o Koeman fique, ou pagarão eles para que ele vá embora o mais depressa possível?! Fica aqui a questão em jeito de afirmação (até rimou!).

Depois de duas notícias desta natureza penso que todos os Psicólogos deste país vão ter ocupação!

domingo, maio 07, 2006

Hoje é mais um dia exclusivamente dedicado ao consumismo, na medida é que é o dia da mãe e isso, o que para mim é só sinónimo de consumismo!

Acho que não há um dia específico que deve ser dedicado às mães pois não há maior presente do que o respeito, a ajuda e o amor que pode ser dado todos os dias.

Mudando de assunto, e já que o festival SBSR 2006 está aí a chegar e os korn fazem parte do cartaz, deixo o videoclip mais recente dos mesmos que se intitula “Come undone”.




Quem quiser saber mais sobre os KORN pode fazer uma visita ao site oficial da banda que é http://www.korn.com/ . Tenho de deixar os meus parabéns ao (s) responsável (eis) pelo construção do site porque está espectacular!

Os AUDIOSLAVE não fazem parte do cartaz do SBSR 06, para contentamento de uns e descontentamento de outros, de qualquer forma deixo aqui um dos videoclip do grupo que se chama “Show me how to live”: vejam só aquela condução do Chris Cornell! A constituição actual dos Audioslave é relativamente recente mas, citando o que é dito no videoclip “the question is… who is going to stop them?”.



O site oficial da banda é http://www.audioslave.com/ , para quem queira saber mais sobre a banda.

sábado, maio 06, 2006

FINGERTIPS


Adoptando a expressão “o que é nacional é que é bom”, apesar de eu ter alguma preferência pela expressão “o que é regional é que é bom!”, devo dizer que a nível musical, na minha perspectiva, há um grupo que segue esta expressão fielmente, este grupo chama-se FINGERTIPS.

Os FINGERTIPS contam, nesta sua ainda custa carreira musical, com dois álbuns. No que concerne ao primeiro álbum, que saiu no ano de 2003 e é intitulado “ All ´bout Smoke ´N Mirrors”, este contém músicas como “Melancholic Ballad”, “Picture of my own” e “How do you know me”, que foram CD-single. O mais recente trabalho dos mesmos é o álbum “Catharsis” que foi lançado no mês passado, ou seja, no mês de Março de 2006 e que terá como CD-single a música “Cause to love you”.


Devo dizer que já era fã dos FINGERTIPS desde que ouvi o primeiro álbum, mas com este só solidifiquei ainda mais o meu gosto pela banda!
Quem quiser saber mais sobre a banda e sobre o vocalista pode consultar o seguinte site que é o site oficial da banda:

http://www.thefingertips.com/

Com isto tudo termino dizendo que vale a pena ouvir o novo álbum nem que seja para, em alguns casos, fazer críticas (convém é que sejam construtivas!).

Eu gostei e espero que vocês também!

terça-feira, abril 25, 2006


...e porque a vida continua, encontrei este artigo intitulado “O pesadelo português” de Baptista Bastos, jornalista e escritor português, nomeadamente, escreve no Jornal de Negócios de Lisboa, no “Portugal Digital” e decidi partilhar um excerto do mesmo convosco.

Espero que apreciem tanto quanto eu, pois aqui está uma pequena descrição do país em que vivemos!



O pesadelo português

«Bebemos futebol, comemos futebol, dormimos futebol, futebol, futebol, futebol.Viver em Portugal começa a ter semelhanças com um pesadelo infindável. O português acorda e pensa: que vai hoje acontecer-me? E vai, certamente, acontecer-lhe o pior. Estamos cada vez mais afastados da média europeia. Acentuam-se as diferenças entre o hoje que se desvive e as expectativas de há dez anos. Os mais novos não vêem para lá do horizonte imediato. O futuro é-lhes negado, e as ofertas de trabalho são vagas, imprecisas ou inexistentes.

Aumentam os combustíveis e multiplica tudo o que concerne à cadeia alimentar. As rendas de casa estão pela hora da morte; as pensões são miseráveis e preparam-se para aplicar o IRS a quem recebe mais de 500 euros mensais; o desemprego aumenta e a inflação cresce; saem do país milhares daqueles que ao país fazem falta. Aos domingos, as televisões rivalizam com a exibição de desafios de futebol. Nos intervalos e nos finais, comentários de «comentaristas», de treinadores e de futebolistas. Também se ouve este e aquele, ao acaso apanhado na rua. Sobre futebol, é bom de ver?Às segundas-feiras, análises, nos seis canais, dos resultados dos jogos. Graves intelectuais substituem-se a Gabriel Alves ou a Vítor Serpa, já de si austeros, na profusa interpretação dos austeros acontecimentos. Rui Santos, cheio de gel e de Armani’s, discreteia acerca dos insondáveis enigmas do redondo da bola. Terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo de manhã enchem-nos de previsões, interpretações, teses, antíteses e sínteses sobre futebol, de futebol, com futebol, tudo pelo futebol, nada contra o futebol. Há três diários de futebol, não de desportos: de futebol. Os «generalistas» apresentam seis, sete, dez páginas de futebol, não de desportos: de futebol. Mareiam, nestes nossos tenebrosos tempos, as taras do mais ignaro analfabetismo, alimentado por criaturas que possuem do conhecimento um conceito de eguariços. Bebemos futebol, comemos futebol, dormimos futebol, futebol, futebol, futebol.

(…)

Possuo as listas de reformas atribuídas a altos funcionários de instituições públicas e pró-estatais. Entre os 3 600 contos, os 2 300, os 1 400 e os 1 200 (moeda antiga) os valores mensais não variam muito. E são centenas e centenas os «aposentados» que beneficiam desta obscenidade moral. Entretanto, 120 deputados deram a si próprios umas férias, continuando uma tradição de absentismo impante e impune. Como colegiais faltosos, têm de apresentar justificação da ausência. Quando o Governo nos exige sacrifícios, alguns desses senhoritos surgem, nas televisões, a corroborá-los, aplaudindo. E nem um dos «jornalistas» que os interrogam alude, sequer levemente, à ignomínia dos recebimentos. Salte daí o futebol!
(…)

Está claro que Sócrates é uma metáfora que procede do seu passado adolescente. Não se é político por iniciativa pessoal: é-se político por impulso criador, porque a política insiste em que a realizem. Ora, a não ser Mário Soares, Álvaro Cunhal e Sá Carneiro não houve, no Portugal de Abril, nenhum político que estivesse à altura do impulso criador proporcionado pela História. Cada um deles tinha um projecto (criticável, discutível, mas projecto) para o País: houve quem traísse, houve quem o não conseguisse. Nenhum Governo posterior à «normalização» de Abril apresentou uma, uma só, ideia política inovadora. A História é uma deusa cega.

Vale a pena viver em Portugal? Ao contrário do que expendeu um preopinante na TVI, não é somente o dinheiro que molda bons políticos. É um problema de ética republicana. E a abstrusa comparação entre o que se aufere no sector privado e o que se ganha no sector público, para justificar a mediocridade, a corrupção e a indigência dos políticos, obedece a uma mitologia particular, sem qualquer sustentação racional».



Termino com uma pergunta: Haverão motivos para o tão falado “orgulho português”?

sábado, abril 08, 2006



Aí vem a Páscoa, o que é sinónimo de amêndoas, ovos de chocolate, de Pais Natal de chocolate (parece que não conseguiram escoar o stock do Natal) de férias e muitas outras coisas.

No que concerne à minha pessoa, parece que esta época pascal só significará uma coisa: TRABALHO, MUITO TRABALHO! No entanto, e apesar da quantidade de trabalhos que tenho em mãos, tenho uma semana sem aulas, o que vem ajudar bastante, sempre dá para que eu possa dedicar-me exclusivamente à elaboração dos trabalhos e não ter de ouvir os meus adorados Professores o que, previsivelmente, me deixa muito desolada!

Desolações aparte, devo dizer que eu e a minha colega de grupo, a Sofia, já estamos umas verdadeiras craques em ver microfilmes, na última visita ao ARM, vimos um ano de jornal (1848) em aproximadamente duas horas, o que é excelente! Acho que o facto do ar estar mais respirável também deve ter contribuído para esse facto, já que uma senhora muito simpática que lá costuma estar todos os dias, nesse dia não apareceu pelas redondezas.
Que acham de fazermos uma colecta e oferecermos à senhora uma máquina de ver microfilmes para ela levar para casa? De uma coisa tenho a certeza, os meus colegas contribuíam todos para essa causa.

Resta-me desejar-vos uma Boa Páscoa e deixar-vos uma dica: comam peixe que fortalece a memória, ficam a lembrar-se daquilo que deram no 7º ano como se tivessem dado ontem, principalmente, se lerem o livro! lol

sexta-feira, abril 07, 2006

Incubus - Here in my room



Pensei que distinguida havia sido
Que tal honra era exorbitante
Momentos breves que vagueei
Inspiração que direccionada foi:
Apaziguei-me com alguma atenção,
Com o júbilo que nunca despertei,
Com a afeição que não possuirei…

O nada que traduzes,
A inutilidade que te representa,
O vazio que te preenche,
A insensibilidade que te consome
A abstracção que continuamente evidências
Maltratam o que infrutiferamente se construiu
E ora, logicamente, se destruiu!

Que esta barreira jamais se quebre,
A separação é ambicionada,
Quero experimentar a liberdade antes condicionada
No silêncio sinto a valorização
Algo nunca expressado
Pois em nada te encontro,
No nada segues teu caminho,
Alegando que nada precisas
Mas nunca nada serás
Porque com nada perdeste tudo!

Silenciada foi a decepção
A raiva que despontou contigo
O ódio que caminha descompassado
O sentimento frustrado
Fatigado somente ante essa presença
Presença que denota ausência
Comparecer que se dispensa
Que só alegra na inexistência!

Sentes a apatia que correspondo?
Vês as palavras que voam?
O desprezo que engrandeceu?
Nada anseio que não o esquecimento
Nem a inspiração poética estimulas
Pois nada em ti existe,
És o mais que desanima
A maior força que quebra
O menos que elimina o mais
E com o mais transformaste-o em menos!

quinta-feira, março 09, 2006

Numa onda menos poética, relativamente, ao último post, digamos que os momentos de lazer que caracterizaram o último mês vão ficar “suspensos”, pelos próximos meses, o que não representa um desagrado de todo!

Por entre diálogos interessantes, colegas VIP´s (supostamente), com dúvidas de uma pertinência extrema (se é que me faço “perguntar”! lol), jogos educativos como é o UNO, visitas turísticas ao shopping, gente acordadíssima pela manhã e, portanto, sem olheiras, professores que se interessam muito com o nosso bem-estar psíquico e não nos “bombardeiam” com documentos, escritos em todas as línguas possíveis e imaginárias, nem nos dão trabalhos em que, para que sejam uma realidade, temos de acampar na biblioteca (acho que a ideia da roulote é um caso a pensar!), é bom estar de volta e melhor ainda será sentir, algures no futuro, saudades deste tempo!

Basicamente, este semestre vai ser o princípio de qualquer coisa, que eu ainda não sei bem o que é, presumo que o princípio do sucesso dos oftalmologistas da R.A.M. (preparem-se que nem vão precisar ganhar o euromilhões para que a conta bancária aumente consideravelmente) a avaliar pela quantidade de microfilmes que vamos ter a grandiosa honra de ver horas a fio (penso que a lupa será um instrumento muito útil para o efeito!).

Poderá também ser o início de uma teoria em que os meus adorados colegas, incluindo a minha pessoa, vamos ser pioneiros e que vos adianto em primeira mão (já viram que privilégio!). A teoria terá o nome de “Teoria do alongamento horário”, ou seja, descobrimos que se acrescentarmos umas horitas, às 24 horas já existentes num dia, conseguimos proezas de que os próprios professores vão ficar boquiabertos!

Enfim, vai mais uma partida de UNO? J

segunda-feira, março 06, 2006

Intimidade


Passatempos egoístas que arrasam:
Lutando nunca alcançaremos a perfeição!
Sinto a atmosfera sufocante,
O vaguear estonteante
Catapultando a neblina que entristece,
O ensurdecer que a calma oferece,
O sonho que contempla,
O bater que se torna descompassado,
A razão que revoga o passado,
O enfurecer da recordação,
Julgando-me digna da emoção
Quando tudo desmorona
E jamais se deu a construção!

Segredo ao vento
Palavras que nunca direi,
Sonhos que jamais realizarei,
Ilusões que se prosperam em julgamento
Esfaqueando a alma pura
Repleta de irrealidades
Que não são mais que promiscuidades,
Verdades manifestadas
Que comprometem a resistência
A felicidade com incoerência
Porque aquela que sorri
Pela vida chora
Manifestando um querer doentio!

Estas memórias cercam-me,
Observo o limiar dos sonhos,
A impossibilidade da realização
Contemplando tão de perto
Sentindo o desejo desperto,
Empurrando a alma para o abismo
Ao confrontar a existência ignorante,
O ansiar delirante
Que se aliou a mim
Subjugando todos os ideias
De quem luta pelo impraticável
E sente que o amor é notável!

É incontestável o desfalecimento
Esboçado pela vida
Pois não existe uma saída
Que seduza o êxito de quem busca,
Daquele que vai à luta,
Abrilhantando vários universos
Mas enfraquecendo o seu,
Quebrando o que prometeu
Ao invocar a felicidade
Para a fantasia que excedeu!

quarta-feira, março 01, 2006

Desde o último post já aconteceram algumas coisas, desde a detecção do vírus H5N1, da gripe aviaria, num mamífero (gato), a vitória do Benfica frente ao Liverpool para a Liga dos Campeões e afins, mas deixo estes assuntos a cargo dos especialistas na matéria!

Ao que parece, a época de Carnaval já terminou por este ano, digamos que não é uma época que seja do meu agrado mas, neste ano acho que mudei, ligeiramente, a minha opinião já que diverti-me muito ao aderir ao espírito de Carnaval e passei-o com pessoas que admiro e gosto muito, portanto, é compreensível a mudança de opinião.

Considero que para nos sentirmos bem, seja em que época for, basta estarmos rodeados das pessoas certas e termos um espírito que proporcione o nosso bem estar e, consequentemente, o das pessoas que nos circundam.

E, por falar em Carnaval, pelo segundo ano consecutivo, o Presidente do Governo Regional da Madeira, o inconfundível Dr. Alberto João Jardim, não participou no desfile de Carnaval da Madeira, no entanto, disse que em próximos anos poderá vir a participar num outro desfile que costuma realizar-se no Funchal, que é denominado de “ Cortejo trapalhão”, só tenho a dizer que ficarei ansiosamente à espera desse acontecimento!

domingo, fevereiro 19, 2006

O Código Da Vinci



Durante os últimos dias tive o privilégio de “mergulhar” nas 536 páginas daquele que é considerado um dos maiores fenómenos literários dos últimos tempos, refiro-me, evidentemente ao tão polémico livro “O código Da Vinci” de Dan Brown.

O livro já recebeu fortes críticas, grande parte delas protagonizadas pelo Vaticano, em que foi feito um apelo directo para que ninguém comprasse nem lesse o livro (http://dn.sapo.pt/2005/03/16/artes/vaticano_lanca_ataque_contra_o_codig.html), já que o mesmo questiona a verdade do catolicismo.

Ora, na minha opinião, é de estranhar um comportamento destes pois já diz o ditado “quem não deve não teme” e portanto, seria mais razoável que, se de facto aquilo que é dito ao longo da obra não passa de ficção, a Igreja não desse relevância à obra, o que não acontece e faz-nos questionar o porquê de tanto nervosismo!

Sublinhe-se que a principal polémica do livro coloca-se em torno de Dan Brown expressar que Jesus não tinha nada de divino, pois foi casado com Maria Madalena e deu origem a uma linhagem real, ou seja, a uma filha, que teve de fugir dos assassinos da Igreja, cujo maior interesse teria sido centralizar e manipular poder político.

Polémicas aparte, acho que o livro é importante na medida em que apela ao sentido crítico de cada um de nós alertando para diversas coisas, por exemplo, as pessoas em quem mais confiamos podem ser um inimigo, a verdade pode ser mais simples que aquilo que julgamos e acaba, mais tarde ou mais cedo, por ser descoberta, há muitas pessoas que não olham a meios para atingir os seus fins, e muitas outras coisas que podem ser tomadas como alertas para a vida.

Este livro faz-nos querer explorar um pouco mais daquilo que lá é dito, aliás, o que tornou mais morosa a minha leitura foi o facto de, consoante ia lendo o livro, fui fazendo alguma pesquisa paralela, nomeadamente, sobre Leoanardo da Vinci e suas obras, a Opus Dei, o museu de Louvre, Priorado de Sião, o Santo Graal (http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Graal) e outras coisas que foram surgindo ao longo do livro.

Para finalizar gostaria de dar os meus mais sinceros parabéns a Dan Brown por esta magnífica obra, pois basta ler as primeiras páginas para não conseguir parar mais, portanto, aconselho vivamente a leitura deste livro (ao contrário do que é dito pelo Vaticano!). Nunca tinha lido nenhuma obra de Dan Brown mas este livro aguçou-se a curiosidade para conhecer, um pouco mais, o seu trabalho.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006



Escrevo-vos desta praia paradisíaca (queria eu!) para expressar a estranheza que é observar a movimentação de pessoas em torno de problemáticas como o futuro da educação, política e economia em Portugal, o aquecimento global, a gripe das aves, enfim, uma série de assuntos que não têm o mínimo interesse!

Eis uma lista de assuntos e questões que realmente interessam e são pertinentes:

1. Será que a Joana e o Rodrigo, da novela “Ninguém como tu” do grande canal que é a TVI, são de facto irmãos? (Resposta nada previsível!)

2. Os DZRT! (Interesse para quem? Alguém se manifesta?)

3.A Ponte que une a Madeira ao Porto Santo… (Não há Ponte Vasco da Gama que se compare àquilo!)

4. A inexistência de poluição no Rio Tejo… (Tanta limpeza até faz impressão!)

5. Os programas de grande qualidade importados directamente do Brasil, como o “Fiel ou infiel?” (Esse programa ainda consta na programação da TVI?)

6. A próxima canção que vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção (Até já vejo as audiências da RTP a caírem em flecha!)

7. Próximo sucesso do Quim Barreiros! (Sempre com letras muito profundas!)
8. Onde está afinal o Wally?

Caros leitores do blog (milhares e milhares), se conseguirem encontrar perguntas mais importantes e pertinentes que estas (o que considero pouco provável) agradeço que partilhem connosco!

Agradeço igualmente que, se conseguirem solucionar e/ou responder às questões e assuntos, respectivamente, que partilhem connosco!

quinta-feira, janeiro 26, 2006

As maravilhas da Bimby…


Hoje estava eu a assistir ao grande programa que é o Curto Circuito na Sic Radical (publicidade gratuita!), hoje apresentado pelo inconfundível Alvim e pela Solange. O tema do programa era o dérbi entre o Benfica e o Sporting no próximo fim-de-semana, o que não deixa de ser um grande acontecimento, mas o momento “alto” do programa foi quando começaram a falar da “bimby”!
A bimby, para quem não sabe é uma espécie de robot de cozinha que, basicamente, faz os melhores pratos em pouco tempo!

Então a produção do CC telefonou, durante o programa, para a empresa que comercializa a bimby em Portugal, e a representante dessa empresa fez alta publicidade ao “produto”, enfim, falou, falou, mas acho que não convenceu ninguém! Quando lhe perguntaram pelo preço ela nem disse concretamente (deve ter sido para ninguém se assustar!) só adiantou que era 1 euro por dia e que não era para pagar até ao resto da vida (muito esclarecedora!)!

Então ficou combinado ela aparecer por lá, pelo CC, para fazer uma demonstração da bimby, acho que é um programa a não perder… ;-)
Quem quiser saber mais dê uma olhadinha no site!

http://www.bimby.pt/bimby.html

domingo, janeiro 15, 2006


Doce Realismo
...

Desperto apoderada por pensamentos,
Adormeço renovando o encantamento,
Presenciando a veracidade que adorna
Esta satisfação que transborda,
Que se aglomera,
Que invade,
Venerando a grandeza sentimental
A personalidade triunfal
Que ofusca na grandeza do cosmos
E essa presença é cativante
Ostentando um cariz surreal
Uma sensação de incompreensão,
Doce e, incompreensivelmente, real…

sexta-feira, janeiro 13, 2006


…fujam, é um gato preto!!!!
Pois é, hoje é sexta-feira dia 13, é um dia temido por uns, ansiado por outros, mas o facto é que é apenas só mais um dia da semana, que por coincidência, calha no meu dia preferido: Sexta-feira!!!! :-)
Então, para os mais supersticiosos se, porventura, se cruzarem com um gato preto fujam, se virem uma escada não passem por baixo, enfim, uma série de cuidados que os ditos supersticiosos devem saber melhor que eu!
Para mim sexta-feira dia 13 é mais um dia como os outros e para vocês? ;-)

quarta-feira, janeiro 04, 2006


…fora a euforia do natal, final de ano, início de ano e afins, as “divagações” têm de continuar!
Falemos de assuntos pertinentes, fora a situação política, economia, essas coisas que já estão tão gastas que acabam por tornar-se banais, não merecendo, assim, grande destaque!
Vamos a um tema que me agrada particularmente: música!!!
Que Mike Shinoda, um dos membros da conhecida banda Linkin Park, é um talento no meio musical, nem há discussão possível pois já todos sabíamos, mas se queríamos mais uma prova para consumar esse facto, aí a temos no mercado! Refiro-me, ao seu mais recente projecto, chamado “Fort Minor”.
Os “Fort Minor” é um projecto desenvolvido pelo Mike, que conta com algumas participações, seleccionadas pelo próprio. O resultado, como é óbvio, só podia ser o melhor, aliás, basta ouvir o álbum, para que cada um tire as suas conclusões!
Em jeito de recomendação termino dizendo que recomendo Fort Minor e o álbum “The rising tied”.